Em 2016. o ator Marco Nanini completou 50 anos de carreira. Uma data especial como essa merece ser celebrada com a realização de um grande espetáculo. Apresentamos a proposta de montagem de um grande espetáculo: "Ubu Rei*, de Alfred Jarry. A estreia de "Ubu Rei (França, 1896) marca o início oficial do teatro de vanguarda e se destaca historicamente por apresentar inovações que o teatro de sua época não praticava. O texto ressalta a potência anárquica do humor, afirmando ainda que ele é um meio de provocar uma reação imediata, de sacudir o espectador, de atingir sua sensibilidade. Ubu Rei influenciou movimentos artísticos e de pensamento como o Dadaismo, o Surrealismo e o Teatro do Absurdo.
Protagonizado por Marco Nanini em parceria com o diretor Daniel Herz e a Cia Atores de
Laura, a proposta é realizar uma comédia popular e de alta categoria artistica. A adaptação do texto é de Leandro Soares, os cenários e direção de arte de Bia Junqueira, iluminação de Beto
Bruel, figurinos de Antonio Guedes e a produção é de Fernando Libonati.
O texto de Alfred Jarry se destaca historicamente por apresentar inovações que o teatro de sua época não praticava. O Teatro de Jarry ressalta a potência anárquica do humor, afirmando ainda que ele é um meio de provocar uma reação imediata, de sacudir o espectador, de atingir sua sensibilidade. Ubu Rei influenciou movimentos artísticos e de pensamento como o Dadaísmo, o Surrealismo e o Teatro do Absurdo.
O texto extravagante e completamente no sense é recheado de referências à Patafisica
(ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções, criada por Jarry). desde as características peculiares dos personagens atê as situações inusitadas que se colocam.
Pai Ubu, com sua peculiar personalidade (covarde, mesquinho, aproveitador, desonesto, brano etc.) exerce perfeitamente bem a função de um dos primeiros anti-heróis do teatro. Mãe Ubu não é diferente. Manipuladora e interesseira, consegue realizar quase todos os seus desejos, inclusive fazer com que seu marido a perdoe por sua traição e roubalheira.
 
Como é atual o texto Ubu Rei? Será que o autor no fundo é um brasileiro disfarçado de francês? Em Ubu Rei, Alfred Jarry mostra o quanto o poder pode corromper quem o detém: o tornando vil, sem princípios e valores éticos. A atualidade do texto faz com que seja urgente montar esse espetáculo. Impressiona como fala diretamente a cada um de nos o personagem
Ubu. Todos somos Ubu, uns mais outros menos mas só reconhecendo que todos estamos entranhados da desmesura 'ubuniana" poderemos olhar para algum outro horizonte. E nisso o riso é fundamental. Ubu nos dá de presente a possibilidade de rirmos da nossa voracidade, do nosso despudor. É o teatro com sua potência máxima! O riso facilita a interação, a comunicação, a aprendizagem e propicia estabelecer ligações com o grupo social no qual se está inserido. Ele vai além da diversão. É também uma forma de manifestar repúdio contra as opressões e normas.
Ele permite que se digam verdades muitas vezes mais profundas do que de forma séria". E estreita a ligação entre riso e crítica. E como se essa quebra da seriedade fosse um proclame à liberdade e servisse como "válvula de escape para aliviar tensões sociais’

Back to Top